sábado, 1 de fevereiro de 2014

Passatempo Close Up!/Terra Lusa

Portugal é boa-disposição, risos, gargalhadas e alegria.
É sol, mar, esplanadas, gelados e água fresca.
É bica, pingo, cimbalino e "uma meia de leite, se faz favor!".
É sobreiros, castanheiros e eucaliptos, carvalhos e oliveiras.
É feijoada, açorda, cozido, sopa da pedra, bacalhau à Brás e tripas.
É broa, azeite, chouriço, alheira e vinho do Porto.
Encharcadas, pudim Abade de Priscos, queijadas e pastéis de nata.
Portugal é história, tradição, património.
Por tudo isto e por muito mais resolvemos aliar-nos à Terra Lusa, uma marca nacional cujo objectivo é homenagear este nosso cantinho à beira-mar plantado, as nossas raízes, a nossa riqueza cultural...
A Terra Lusa inspira-se naquilo que de melhor temos e cria produtos 100% originais, 100% portugueses, aliando a melhor tecnologia ao design intemporal dos símbolos lusitanos.







E como nem nós, nem a Terra Lusa queremos que fiquem a sonhar com estes produtos tão bonitos, resolvemos fazer um passatempo especial com dois itens da colecção "Lenço dos Namorados".
Uma colecção inspirada "nos lenços senhoris do séc. XVII - XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe consequentemente um aspecto característico.

Antes de tudo, eles faziam parte integrante do traje feminino e tinham uma função fundamentalmente decorativa. Eram lenços geralmente quadrados, de linho ou algodão, bordados segundo o gosto da bordadeira.
Mas não é enquanto parte integrante do traje feminino que nos interessa o seu estudo, mas a sua outra função, não menos importante, e da qual vem o nome: a conquista do namorado.

A moça quando estava próxima da idade de casar convencionava o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa.
Para realizar esta obra, a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto de cruz, adquiridos na infância, aquando da confeção do seu marcador ou mapa.

Depois de bordado o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa.

Os lenços carregam consigo, por isso, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade, etc.
Os erros ortográficos que, muitas vezes, se encontram nos textos dos lenços antigos explicam-se pelas características da pronúncia minhota transcrita foneticamente por quem tinha um domínio imperfeito da escrita da língua portuguesa. Relativamente aos lenços bordados a ponto de cruz, pelas moças senhoriais, os erros são menos evidentes e frequentes."



Para se habilitarem a ganhar um relógio (com caixa em aço inoxidável) e uma caixa para óculos (em metal forrado a microfibra e com um paninho de limpeza a condizer) desta bonita colecção, têm apenas que gostar da página da Terra Lusa no Facebook e  preencher correctamente o formulário abaixo:

TERMINADO
Nome da premiada AQUI.

BOA SORTE!
Página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/terralusa/

Sem comentários :